quinta-feira, 12 de julho de 2012

Diva do Mês

Fifi Abdo

"A dança é realmente a coisa que mais amei na vida,ela me deu tudo....."



Egito ainda hoje é um centro que concentra grandes mestres da dança. Não é para menos, afinal o país está na origem da dança e foi o berço de muitas bailarinas. Como reflexo, o chamado “estilo egípcio” é uma referência para as brasileiras, mesmo que não seja a única inspiração.
Falar desta lendária bailarina é emocionante...sua vida,suas polêmicas,sua dança..do que afinal é feita Fifi Abdo a menina baladi da dança árabe? O que mais chama a atenção nesta bailarina é  sua personalidade forte e rebelde, Fifi Abdo interage com a platéia; ela  fala com o público durante seu show. Certifica-se se todos estão prestando atenção.
Seu estilo é mais solto e improvisado, não sabe como fazer coreografia. Afirma que não teve professora que lhe ensinasse passos; cada movimento dela vem de dentro. É muito mais sobre a interpretação da música do que sobre uma apresentação perfeita de combinações de dança – seus movimentos são simples.
Fifi Abdo, cujo sobrenome pode também ser escrito como Abdou ou Abdu, é bailarina, atriz e celebridade egípcia. Possue cerca 1,65m de altura, embora pareça mais alta. Seu nome de batismo é Atiaat. Transformou-se num ícone da raqs sharki (dança do leste).
Conhecida e considerada uma das melhores bailarinas do Egito de todos os tempos. Sua fama já ultrapassou o alto das pirâmides! Uma artista completa, teve em sua juventude uma extrema beleza que sempre soube usar como atributo para conquistar o poder e realizar seus desejos. Fifi Abdo considera a dança como uma arte e uma parte do história do Egito. 






Quando criança, Fifi assistia aos filmes com Tahia Carioca, Naima Akef e Samia Gamal e imitava cada passo delas. Sua favorita era Naima Akef, mas a quem ela muito admira é Tahia Carioca.
O longo caminho entre a bint al baladi (a menina da aldeia na cidade grande) até ser a "rainha da dança oriental" não foi fácil.
Fifi Abdo estava determinada a se tornar uma bailarina. Com doze anos, fugiu de casa com a filha de um vizinho que era uma bailarina de um grupo de folclore. Depois foi empregada doméstica de um músico que descobriu seu talento e iniciou sua carreira. 
Diante da obstinação da filha em dançar, seus pais finalmente cederam a sua resolução e, após Fifi trabalhar com uma trupe por algum tempo, tornou-se solista aos treze anos.
Alta e bem desenvolvida para a sua idade com aparência de modelo, era chamada pelas pessoas de The Filly. Ela passou a dançar em casamentos e a se apresentar em hotéis de cinco estrelas, sempre acompanhada da mãe.
Ela se alfabetizou e aprendeu a ler, a escrever e a falar em inglês. Casou-se seis vezes. A primeira vez foi um casamento arranjado quando tinha 14 anos de idade. Ela tem três filhas: a mais velha já está crescida e casada; Hanadi, a segunda é de seu atual marido e estuda Ciências Políticas na American University of Cairo, e a mais nova é adotada. Houve grande repercurssão dessa adoção, pois anteriormente a criança fora adotada por Tahia Carioca. Com o falecimento de Tahia, a criança, que ainda era um bebê, foi assumida por Fifi. A criança freqüenta a melhor escola que utiliza o inglês no Cairo.Foi ano de 1972 fez sua primeira aparição no cinema como bailarina e atriz.



Fifi tem uma forte personalidade, dentro e fora do palco, a qual lhe legou a reputação de obstinada. Detestada igualmente por milhões que acham seu comportamento provocativo e vulgar, seu trabalho foi considerado controverso e provocante, conduzindo a várias celeumas. Isso fez dela uma das maiores celebridades egípcias. Afinal, se não ousasse, não seria Fifi...
Seu nome é mencionado tanto com relação aos escândalos quanto aos altos faturamentos de seus filmes, peças e vídeos.
Além de bailariana de dança do ventre, a egípcia Fifi Abdo é uma mulher de negócios, bastante rentável por sinal! Ela e seus empresários (possue nada menos que seis) sabem lidar com a mídia. Usam as controvérsias para chamar a atenção, causar comoção e romper convenções, tanto com a mídia quanto com as autoridades. É tudo parte de um jogo. Uma bailarina menos famosa certamente enfrentaria problemas com a polícia moral.
Seu sucesso na mídia fez dela uma das mulheres mais ricas do Cairo. A revista francesa Jeune Afrique revelou que Fifi ganhou cerca de 1,1 milhões de euros entre 1993 e 1996; ela certamente ganhou mais de US$400,000 dólares por ano. Ela possui mais de cinco mil roupas de dança, várias Mercedes e dois apartamentos ao longo do rio Nilo. Ela ainda é conhecida por ajudar os menos afortunados.


  



Filmes:
  • Nour al ayoun (Luz dos olhos dela), escrito por Naguib Mahfouz: Fifi Abdo é uma pobre moça do interior que tenta ser uma bailarina famosa que chama a atenção de um velho homem rico que a ajuda em sua ascensão à fama. Ela quer se vingar dos homens que a trataram injustamente, mas termina se tornando uma grande estrela da dança;
  • El Ferqa 12 (1991): estrelando Hassan Hosny e Fifi Abdo;
  • Al Mazag (1991): dirigido pelo Ali Abd el Khaleq, estrelando Soad Nasr, Ahmed Bedeer, Fifi Abdo, Sanaa Younis, Madiha Kamel e música de Samy Al Hefnawy;
  • El Setat (1992);
  • Al Qatela (1992): dirigido por Enass Al Deghedy, estrelando Hassan Hosny, Farouq al Feshway Eman "Liz Sarkisian" e Fifi Abdu, música de Rageh Dawood: um grande político morre em circunstâncias obscuras e seu assessor decide revelar o crime. O agente de polícia, Hossam, descobre que há diversos crimes similares ocorridos com motivação sexual que levam a crer que o vizinho Ragaa está por trás de tudo;
  • Maganino (1993): com Mahmoud Hemeida (bailarino do Reda Troupe);
  • Qadara (1994): por Adel Al Aasr, música de Samy Noseer;
  • Lilat el qatl (1994);
  • Darbet Gazaa (1995): dirigido por Ashraf Fahmy, produtor Ibrahim el Mashnab, estrelando Fifi Abdo, Wahid Saif, Kamal al Shenawy de, Mahmoud Qabil;
  • Al Sagha (1996): estrelando Fifi Abdo;
  • Zanqit al-Sittat (2000): Comédia, em Zanqit al Sittat (nome de um famoso mercado shaabi de Alexandria), Fifi Abdo faz o mesmo papel de sempre: a mulher forte e sexy que tenta se vingar de todos os homens que cruzam seu caminho. Fifi Abdo aparentemente inconsciente de seus encantos, insiste em fazer o papel de símbolo sexual;
  • Hazemni ya (traduzido como: "Amarre o xale de quadril", "Apronte-se para dançar, papai" ou "Molejo"): pelo produtor Adel Hosni, uma peça de teatro leve agradável. Co-estrelando Mohamed Heneidi. Nesta peça memorável, a heroína (Fifi Abdo) é uma enfermeira mal paga que também dança. Fifi Abdo usa um jaleco branco sem cinto. Sua dança caracterizou-se em amarrar um xale no quadril enquanto se move, daí o título da peça. Há uma outra dança feita sobre cadeiras.
  • Iddala'i ya Dousa (Seja charmosa docinho!): estrelando Fifi Abdo. 



 


Novelas:     
  • Raya wi Iskeena (março de 2005), com Fifi Abdo e Abla Kamel, produzido por Mustafa Muhram: conta a história de duas irmãs que assassinam uma mulher e roubam suas jóias;
  • Ta'r al hub (Pássaro do amor);
  • Souq al khudar (O mercado de verduras): Fifi faz o papel de uma mulher cujo nome é Sabah, que se esforça por abrir seu caminho em uma sociedade dominantemente masculina;
  • Al sit aseelah;
  • Al hakika wal sarab (Verdade e realidade);
  • Al bahth an al hakika (Em busca da verdade).
Bibliografia

*biancaegama.multiply.com/video/item/19 Acesso em: 28/4/2008
*Fifi Abdou: a legend in her own right: interview by Francesca Sullivan (Yasmina). Insight Magazine, Sept. 2000.
*Fifi Abdo: the Egyptian star: an interview with the star. DVD.
*Fifi Abdo at the film festivals.
*Fifi Abdo in Jar el-Qammar Show.
*studioaimy.multiply.com/journal Acesso em: 28/4/2008
*The legends of belly dance (1947-1976). weekly.ahram.org.eg/index.htm [9 artigos]
*www.albawaba.com [79 artigos]
*www.albawaba.com/en/entertainment/163733 Acesso em: 28/4/2008
*www.arabicnews.com/ansub/Daily/Day/970730/1997073004.html Acesso em: 28/4/2008
*www.belly-dance.org/fifi-abdu.html [artigo e lista de suas atuações em filmes - em inglês]
*www.bellydance.be [em francês]
*www.egypttoday.com [interessante história sobre sua peruca ter pegado fogo; referências sobre sua atuação - em inglês]
*www.serpentine.org/yasmin/FifiAbdou.html Acesso em:  28/4/2008
*www.albawaba.com/en/countries/197391 Acesso em: 28/4/2008 



  
Fonte para pesquisa: http://artigos.netsaber.com.br/index.php

Texto:  Poliana Ventura (aluna e bailarina do Estúdio de Danças Anna Paulla)

Post elaborado através do quadro espaço do Leitor
Adaptação: Maryah Nogueira

Nenhum comentário: