domingo, 29 de janeiro de 2012

Compartilhando

Vamos compartilhar aqui um post da Bailarina Luciana Arruda .Lulu Sabongi já tinha explicado sobre sua situação em seu blog:
http://lulushangrilahouse.blogspot.com/2011/12/num-tempo-de-quietude-forcada.html

Mas  confesso que as palavras  e texto de Luciana foram como águas calmas para todas que admiram o trabalho desta bailarina sem igual :

Lulu Sabongi - Indestrutível


Quando alguém chega ao status de ídolo, dificilmente se mantém no limbo dourado do sucesso e fama.
Podemos contar nos dedos os grandes ídolos, ícones mundiais.
Madonna tái, e ninguém chega aos seus pés.

Quando pensamos na Dança do Ventre, em termos mundiais, temos nossas favoritas... mas se falando em Brasil, não tem jeito: só um nome impera: Lulu Sabongi.

Em seus mais de 25 anos de carreira, a bailarina confundiu-se com  a mulher, o mito, e temos histórias e histórias acerca dessa bailarina que há muito tornou-se Diva.

Sem travas na língua, misturou pessoa privada e pública, expôs vida pessoal, mostrou a mulher, a mãe, a ferida, a guerreira e entre técnica e emoção, jamais se desvencilhou do próprio coração.
Eu já escrevi sobre ela aqui no blog, já elogiei, já critiquei - muitos não entenderam - mas é fato que também aprendi a ser fã: sabendo separar a pessoa da diva, porque sem isso, a decepção aparece- como em todo e qualquer mortal.

Seus giros e seus movimentos com o véu são meus referenciais de estudo.
Sua dança já foi mais passional, seu shimmie mais solto e gostoso de ver, seu cabelo mais natural e bonito, sua barriga menos ''plastificada''. Já teve atitudes que bombaram no meio virtual e real, coisas boas, outras nem tanto.Mas, é fato: não tem como, não consigo parar de desgostar e gostar dela.

E, me surpreendi em Dezembro passado ao ver uma foto em que ela estava de muletas.


Dias depois, vi no vídeo de encerramento do espetáculo de sua escola uma Lulu serena e resignada, porém, nenhuma palavra sobre o porquê de estar usando muletas. 

Transparente como sempre foi, fiquei ainda mais preocupada em não ler, não saber, não ver nada publicado acerca do porque das tais muletas. Vasculhei tudo, e nada encontrado.
Somente algum tempo depois, ela publicou um texto - a emoção e a paixão voltaram, oba - em seu blog pessoal e pude entender e lamentar e preocupar-me ainda mais com o que li.

Ela explicava sobre a operação do joelho, dias antes do espetáculo de sua escola e da necessidade de recuperar-se em tempo para cumprir a agenda.
Pensei: ela só pode estar brincando.
Quem, quem de nós mortais, se recupera de uma cirurgia - ainda mais no joelho - e em pouco mais de um mês já quer dançar e fazer show?

Me preocupei com o senso comum que diz: ''machucado mal curado, machucado a vida toda.''
Ai!

Mas eis... que ela retorna.
Feito Fênix.Feito Diva, ocupando seu lugar de direito.



E pouco mais de um mês pós cirurgia, dá aula e dança, num show impecável, num lugar impensável: Israel
.

Essa mulher já deve ter uns 5 passaportes, já tem percorrido quase todos os continentes com a Dança, feito uma cigana moderna.E nós aqui, nos preocupando com nomenclatura, traje, mensalidade, fuxicos, fofocas de Msn e facebook.... e ela? DANÇA! E segue em frente... ''Os cães ladram e a caravana passa...''

Nesse vídeo tem a dança dela, pós joelho operado - mas a visualização não é boa.


 No link abaixo, se você avançar direto para os 00:59:29 poderá ver em alta resolução, é bem melhor e dá pra ver de pertinho as expressões, movimentos, é um vídeo de excelente qualidade!


As expressões - inclusive quando ela tira sarro de si mesma, brincando com a dor no joelho, enfim, ver e ter a noção de que essa mulher, a despeito dos defeitos e deslizes, é INDESTRUTÍVEL.
Em tempo: nessa dança ela está sublime, como há muito tempo eu não via e sentia.

Independente as incoerências e pisadas na bola- e quem não as tem? inclusive eu! - eu reconheço a força e determinação, e esse post é merecimento. Viva Lulu!



*Site oficial:
www.lulusabongi.com.br "



Texto oficial: Luciana Arruda

http://luciana-arruda.blogspot.com/

Nenhum comentário: